Os professores Márcio Muniz e Luiz Guilherme participaram de uma demonstração do simulador de tráfego no DNIT

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DNIT realiza demonstração de simulador de tráfego em pista experimental de pavimento rodoviário no DF

Por Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)

31/01/2024

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou nesta terça-feira (30) uma demonstração do simulador de tráfego na pista experimental de pavimento rodoviário construída no Distrito Federal. Localizado na Unidade Local do Departamento em Santa Maria/DF, o experimento é fruto de uma parceria entre o DNIT, a Secretaria de Obras e Infraestrutura do Governo do Distrito Federal, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-DF) e a Universidade de Brasília (UnB). O objetivo do projeto é realizar testes com instrumentos de controle para identificar a qualidade do pavimento a partir da tecnologia do Método MeDiNa.

O diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, destacou a importância do projeto para o aprimoramento da engenharia rodoviária. Segundo ele, o simulador de tráfego é um equipamento de grande porte que simula a passagem de um caminhão sobre a via e mostra a deterioração do pavimento de forma acelerada: é possível simular um tráfego de aproximadamente 10 anos em apenas 20 dias. “É um importante experimento para melhorar o processo de calibração e dimensionamento do Método MeDiNa”, explicou. O Método de Dimensionamento Nacional de Pavimentos (MeDiNa) é um programa da autarquia que permite dimensionar pavimentos com conceitos mecanísticos, visando melhores projetos de pavimentos.

A demonstração contou com a presença do secretário de obras e infraestrutura do Governo do Distrito Federal, Luciano Carvalho de Oliveira, e do coordenador do Laboratório de Infraestrutura (INFRALAB) da UnB, professor Márcio Muniz. 

O projeto de pesquisa é realizado em parceria com a UnB para gerar dados, informação e conhecimento. A ideia é compreender melhor o comportamento dos pavimentos e, a partir disso, melhorar os métodos de dimensionamento de pavimentos.

 

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