Mestrado Profissional - Estrutura do Curso

Visão geral

As aulas do Mestrado Profissional serão ministradas no campus da Universidade de Brasília - UnB no Distrito Federal, no período de Agosto de 2014 a Agosto de 2015 ( veja Cronograma ), em encontros de uma semana de cada mês. Para a elaboração da dissertação os alunos contarão com a orientação dos professores da Universidade de Brasília e outras Universidades ou instituições parceiras.

As disciplinas foram organizadas em 3 (três) módulos estruturados na forma de “Y”, em que todos os alunos cursarão o primeiro módulo e escolherão um dos outros dois módulos, conforme o interesse, da seguinte forma:

• Módulo Básico: composto por disciplinas básicas de natureza obrigatória, a serem ministradas em período de 6 meses, totalizando 16 créditos, que deverão cobrir os seguintes temas de interesse:
    • Tópicos em Ciências Forenses (Tópicos Metodologia Científica e Criminalística);
    • Tópicos em Fundamentos e Métodos da Computação (Probabilidade e Introdução aos Processos Estocásticos e Algoritmos);
    • Inteligência Artificial (Reconhecimento de Padrões e Aprendizado de Máquina);
    • Criptografia e Segurança de Dados (Criptografia e Redes de Computadores).
  • Modulo Informática: Disciplinas Específicas de Informática, módulo composto por disciplinas específicas, de natureza obrigatória para os alunos que optarem pela área de Informática, a serem ministradas em período de até 6 meses, totalizando 8 créditos, que deverão cobrir os seguintes temas de interesse:
    • Tópicos em Tecnologias da Informação (Recuperação e Análise de Dados e Banco de Dados);
    • Sistemas Operacionais (Sistemas de Arquivo e Sistemas Operacionais).
  • Modulo Elétrica: Disciplinas Específicas de Engenharia Elétrica, módulo composto por disciplinas específicas, de natureza obrigatória para os alunos que optarem pela área de Engenharia Elétrica, a serem ministradas em período de até 6 meses, totalizando 8 créditos, que deverão cobrir os seguintes temas de interesse:
    • Tópicos em Processamento Digital de Sinais (Processamento de Sinais e Processamento de Imagens);
    • Visão Computacional (Visão Computacional e Análise Forense de Imagens).

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Asa Norte, Brasília-DF